Palotina implanta Projeto Cidade Segura para prevenir e combater criminalidade

Na última segunda-feira, dia 19, aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa) o lançamento do Projeto Cidade Segura. O objetivo é criar uma malha de videomonitoramento colaborativa visando inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população. O projeto foi apresentado como uma importante ferramenta para os órgãos de segurança, a fim de detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público.

 

Fonte: Folha de Palotina.

Palotina instala torres de vigilância para reforçar a segurança pública

A Prefeitura de Palotina avança mais uma etapa na área de segurança pública. Nesta semana foram iniciadas as instalações de torres de monitoramento em pontos estratégicos do município para ampliar a vigilância na cidade. A iniciativa faz parte do programa “Palotina Cidade Segura” projeto da Administração Municipal que conta com o apoio do Conselho Municipal de Segurança, Acipa e Sociedade Rural.

As primeiras câmeras foram instaladas na Avenida Presidente Kennedy e na região do Lago Municipal. Outros pontos no perímetro urbano e nas comunidades de Vila La Salle, Santo Antônio, São Camilo e Vila Floresta também serão monitorados. Nos próximos dias, mais de 20 torres deverão ser instaladas e integradas ao projeto “Cidade Segura”.

Um sistema inovador, que permite um amplo monitoramento coibindo a ação de vândalos e marginais. Uma ferramenta inteligente que possibilitará a implantação de leitores de placas de veículos e o reconhecimento facial. Além disso, as torres possuem um botão de emergência, que poderá gerar um alerta a central para sinalizar uma ocorrência, deslocando uma viatura, após a verificação das imagens.

O município de Palotina é um das poucas cidades do Brasil a constituir um programa de segurança de videomonitoramento compartilhando câmeras públicas e privadas. O projeto é uma importante ferramenta para os órgãos de segurança, a fim de detectar, prevenir e reagir às situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público. Este serviço não substitui a segurança interna, pois a finalidade é monitorar espaços públicos. Para saber mais sobre o projeto e como aderir, acesse: http://palotina.cidadesegura.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Palotina

Deputado Coronel Lee visita centro de monitoramento em Palotina

A inteligência artificial é uma realidade presente no cotidiano do cidadão e está cada dia mais efetiva no monitoramento e na segurança das cidades. À medida em que os centros urbanos evoluem, evolui também as ferramentas de auxílio das forças de segurança.

Na manhã de quinta (18), o Deputado Estadual Coronel Lee esteve na cidade de Palotina, no Oeste Paranaense, onde conheceu de perto mais um sistema que deve auxiliar a Polícia Militar no combate à veículos em situação irregular e à criminalidade. O sistema usa software de reconhecimento de placas de veículos que constam na chamada “blacklist” da Polícia Militar, além de ter capacidade de catalogação de rostos. “O grande diferencial desse projeto-piloto, que se chama ‘Projeto Cidade Segura’ é a possibilidade de usarmos câmeras do comércio e de residências integradas nesse sistema. O comerciante pode disponibilizar a imagem de sua câmera de monitoramento, utilizada em sua loja, para que a PM possa ter acesso. Isso barateia muito o custo de implantação do sistema e amplia a rede de fiscalização/observação, visto que tudo é armazenado em nuvem”, explica Luciano De Carli, um dos responsáveis pelo projeto. “Esta é uma iniciativa coletiva das forças de segurança de Palotina e da associação do comércio local. Nossa intenção é levar isso ao maior número de municípios”, explicou.

O Deputado Coronel Lee escutou as explicações do sistema e achou interessante. “Temos conversado com representantes do governo japonês para transferência de tecnologias que vem ao encontro dessa que conhecemos em Palotina, como o reconhecimento facial e inteligência artificial já amplamente utilizado em países como Israel, Estados Unidos, Rússia, Itália entre outros”, declarou o parlamentar. “Nosso trabalho continua voltado em auxiliar, por meio do nosso mandato, a melhoria continuada das forças de segurança do Estado do Paraná e levaremos projetos como esse, que otimizam a operacionalidade e consequente de economia de contingente humano adiante, com certeza”, finalizou.

Projeto de videomonitoramento tem ajudado a enfrentar a criminalidade

O projeto Cidade Segura implantado na cidade de Palotina tem dado efeitos positivos. Tudo por meio do videomonitoramento, a polícia tem acesso a esses dados e imagens e está conseguindo combater a criminalidade de maneira mais efetiva, a ideia é que outras cidades implementem essa mesma iniciativa. 

Um sistema de monitoramento que mudou um cidade inteira, Palotina é exemplo, por meio das câmeras, inteligência artificial que fez evoluir a segurança no município.  As lentes tem precisão, registram todos os veículos que chegam ou passam pela cidade, com as características ainda é possível fazer a identificação em caso de delito. Os totens são esses  e tem ajuda das câmeras no comércio. 

Uma parceria entre a Prefeitura a empresa Monicloud Tecnologia, comerciantes e comunidade que está dando muito certo. 

Não é necessário ficar acompanhando em tempo real, tudo é repassado na palma da mão pelo celular do policial, por meio do aplicativo que os PM's tem acesso. Existir um mapeamento, se tem alerta aparece ali em tempo real.

Confira os números desde a implantação do sistema em Palotina. Comparativo 4 primeiros meses 2019 e 2020:

Redução de 81  % no número de roubos

Aumento de 100 % apreensões de trafico

Para a  polícia o balanço é positivo graças a tecnologia. Com a plataforma a comunicação com outras centrais de segurança do estado, uma estrutura foi montada na PM aonde ficam os monitores, foi necessário o apoio de muita gente, uma soma de forças o Conselho de Segurança do município abraçou a causa.

O prefeito ressalta que o projeto se tornou vitrine, acredita que outros municípios poderiam por em prática a ideia, isso porque o resultado em conjunto contra a criminalidade fica ainda melhor. Para o empresário o mais importante é deixar a cidade cada dia mais segura. 

Reportagem Rogério Antunes - TV Tarobá News


Notice: Undefined variable: quantidade in /home/cidadesegura/palotina.cidadesegura.com.br/blog.php on line 1

Warning: Division by zero in /home/cidadesegura/palotina.cidadesegura.com.br/blog.php on line 1

Notice: Undefined variable: pagina in /home/cidadesegura/palotina.cidadesegura.com.br/blog.php on line 1

Notice: Undefined variable: pagina in /home/cidadesegura/palotina.cidadesegura.com.br/blog.php on line 1

Notice: Undefined variable: pagina in /home/cidadesegura/palotina.cidadesegura.com.br/blog.php on line 1